10 de junho de 2010

MÃE É UMA MULHER QUE SONHA

É simples e confortável sonhar com um futuro bri­lhante, um mundo sem violência, um planeta que estará protegido e sustentável. E que a próxima geração terá aprendido a reciclar, a controlar o aquecimento global, a proibir a venda indiscriminada de armas e a não aceitar passivamente a corrupção política.

Que todos os filhos serão lindos, inteligen­tes, bem-sucedidos, perfeitos, vivendo em uma sociedade de paz. Sonho de mãe não tem limite.

Mas parâmetros, tão grandiosos, não serão de nenhuma ajuda na hora de educar um filho. Porque o mundo deles não será assim.

“Ao refletir sobre o que se espera para minha filha, resolvi sonhar em preto e branco, em vez de esperar um futuro inalcançá­vel”.

Meu sonho realista é que ela perceba que pequenos gestos cotidianos de proteção ao planeta não são inúteis. Que adianta, sim, reciclar o lixo, usar ecobags, evitar copinhos de plástico, e fechar a torneira enquanto escova os dentes, mesmo que o vizinho não o faça.

Eu sonho que a minha filha seja uma lutadora, que valori­ze a independência, com a certeza de que nada cai do céu, que tem de estudar muito para vencer, que as barreiras, as dificuldades e os desafios são inevitáveis e que conseguir superá-los dá uma inigualável sensação de poder.

Sonho que ela não deixará de ter compaixão pelos aflitos e despossuídos só porque teve o privilégio de uma infância plena de amor e conforto. Que será solidária e uma cidadã consciente de que tem um papel na sociedade.

Sonho que minha filha vai saber detectar na hora qual­quer proposta obscura e sem ética que for feita no trabalho. E saberá recusá-la com firmeza, sem medo de perder o emprego, por mais que a pressão seja forte e as vanta­gens tentadoras. Que ela não duvidará nem por um minu­to de que perder a integridade é, infinitamente pior do que perder um lucro fácil.

Eu sonho uma bela história de amor para minha filha. Mas que só será cor-de-rosa se houver respeito, companheirismo e admiração mútuos. Que ela compreenderá que o amor verda­deiro está muito mais próximo da amizade do que da paixão. Sonho que ela saberá enxergar qualquer sinal de perigo em um comportamento ríspido, controlador e excessivamente ciumento, mesmo que esteja naquela fase de encantamento que deixa a mente turva. Homens violentos sempre dão pistas. E homens que têm desvio de caráter jamais mudarão.

Enfim, sonho que a minha filha me dará netos. E que saberá sonhar os sonhos certos para eles. Mas essa é uma outra história – a história que ela sonhará quando for mãe.




Texto de Márcia Neder, Diretora de Redação da Abril