31 de maio de 2010

O PODER DA ESCUTA

As pessoas vem curando umas às outras desde o princípio. Muito antes de existirem cirurgiões, psicólogos, oncologistas e clínico-gerais, já cuidávamos uns dos outros. A cura de nossos males presentes pode estar em reconhecer e recuperar a capacidade que todos nós temos para curar uns aos outros, no poder imenso que há na mais simples das relações humanas : a força de um toque, a benção de um perdão, a graça de alguém aceitá-lo exatamente como você é e descobrir em você uma bondade insuspeitada.

Todo o mundo que está vivo sofreu. É a sabedoria adquirida com nossas feridas e com nossas experiências de sofrimento que nos capacita para curar. Os conhecimentos especializados curam, mas pessoas que sofrem são mais bem curadas por outras pessoas que sofrem . Somente outras pessoas sofredoras podem compreender o que é necessário, pois a cura para o sofrimento está na compaixão, não nos conhecimentos especializados.

Ouvir é o mais antigo e talvez o mais poderoso instrumento de cura. Com frequência , é pela qualidade do modo como ouvimos e não pela sabedoria de nossas palavras que conseguimos efetuar as mudanças mais profundas nas pessoas que nos cercam.Quando ouvimos , oferecemos com nossa atenção uma oportunidade para a integridade. Nossa atenção cria um santuário para as partes sem lar que existem dentro da outra pessoa. As que foram negadas, desprezadas , desvalorizadas por ela mesma e pelos outros. As que estão ocultas.

Nesta cultura, a alma e o coração com frequência ficam sem lar.

Ouvir cria um silêncio sagrado . Quando você escuta generosamente as pessoas, elas podem ouvir a verdade em si mesmas, mesmo que pela primeira vez. E no silêncio de ouvir você pode conhecer a si mesmo em toda pessoa. Por fim, você pode acabar sendo capaz de ouvir, em todas as pessoas e além de cada uma, o oculto cantando baixinho para si mesmo e para você.



Retirado do livro : HISTORIAS QUE CURAM , de Rachel Naomi Remen

Nenhum comentário: