20 de maio de 2010

A MELHOR MANEIRA DE LIDAR COM SEUS SENTIMENTOS É SENTI-LOS

Talvez as pessoas lhe dêem as dicas menos práticas sobre como lidar com a morte de um ente querido . Dizem : você está enfrentando muito bem a perda. O que muita gente quer dizer com esse comentário é que você não está chorando demais, ou que não está triste demais, que até parece bem normal .Talvez você esteja sendo estóico. O que quer que os outros digam não é necessariamente a melhor maneira de sentir a dor.

Outra frase que usualmente se escuta é : "Você deve ser forte agora". Geralmente, espera-se que você seja forte para outras pessoas, para sua família. Algumas vezes, lhe dizem para ser forte só pra você mesmo, de forma a conseguir lidar com a dificuldade à sua frente. Pode haver outra intenção
nessas palavras "Não se veja como fraco ou inseguro"

Também costumamos escutar :"Alegre-se . Vai passar logo". Outra tradução para "anime-se" é "animemo-nos". Algumas pessoas não sabem o que fazer quando a outra está triste. Sentem-se desconfortáveis na sua companhia e esse desconforto se duplica se a tristeza se prolongar por muito tempo ( o que é muito comum no período de luto ) . Talvez essas pessoas tentem apressá-lo com comentários e conselhos , como dizendo :
"Vamos acabar com isso o mais rápido que pudermos".Pensam mais neles próprios que em você.

Se você receber esse tipo de conselho, faça um favor a si próprio : não lhes dê atenção. A melhor maneira de enfrentar o luto é estar em contato com as emoções que cruzem o seu caminho. Talvez você carregue muitos sentimentos ou poucos. Eles podem ser suaves, ou fortes, ou tomar qualquer outra forma. Costumam ser imprescindíveis e não um sinal de algo errado com você.De fato, seus sentimentos são um sinal de que está tudo certo com você. Alguém que você ama faleceu e é natural que isso doa. Sua vida e seus hábitos mudaram . Você, portanto, experimenta a dor. Só assim você, pouco a pouco, começa a se sentir novamente mais como "você mesmo" , mais completo, por mais tempo que demore.

Você talvez se sinta triste, mais triste do que acreditava ser possível.Ou então deprimido, inclusive desesperado. Pode sentir medo, mesmo sem entender o porquê.O então uma solidão muito intensa, embora rodeado de gente. Ou quem sabe inesperadamente cansado, facilmente distraído, inexplicavelmente ansioso. É possível que você se revolte com maior facilidade e que sinta raiva dos outros, de si mesmo, de DEUS e até de quem faleceu. Alguns se sentem culpados, seja pelo que disseram ou fizeram, seja pelo que não disseram ou não fizeram.

Outra sensação que é provável que você experimente é a falta total de sentimentos. Você talvez se perceba vazio e entorpecido. É uma reação comum, especialmente no início. É um sinal de que sua mente e seu corpo o protegem, até que você esteja pronto para processar o que aconteceu.

É necessária muita coragem para enfrentar o que se tem pela frente. Demanda uma grande quantidade de energia , em um momento em que suas reservas estão mais baixas que o normal. É necessário força e determinação para realizar as tarefas de rotina nesses dias, sentindo o que você sente. É uma escolha simples. Você pode experimentar seus sentimentos do seu próprio jeito, como chegam a você, ou postergá-los para um outro momento. Mas não poderá protelar para sempre. Em algum lugar , de alguma maneira, em algum momento, seus sentimentos demandarão sua atenção. E então talvez tenham se tornado mais fortes e profundos.

Lembre-se : a melhor maneira de enfrentar seus sentimentos não é evitá-los, e sim caminhar com eles.

Marcelo Rittner

Nenhum comentário: