4 de julho de 2008

O SENHOR É MEU PASTOR


Hoje quero falar sobre o livro de Leonardo Boff ( O Senhor é meu Pastor, Ed Sextante ) . Nele , o autor detalha toda a emoção a e simbologia contidas em cada frase dessa forma de oração -"A mais alta que a humanidade já produziu".

Segundo Leonardo , a figura do pastor simboliza acolhimento, segurança e confiança. "Vale lembrar que em áreas desérticas, como a Palestina bíblica, o pastor é tudo para as ovelhas. É guia, companheiro de destino, segurança e proteção."

"É guia porque conhece como a palma da mão os caminhos, quais são seguros, quais perigosos (....) É companheiro de destino: passa as mesmas necessidades das ovelhas- fome, sede, verão abrasador ( ...) Transmite segurança e proteção porque cuida das ovelhas, das prenhes que caminham mais devagar, das doentes que se retardam, dos filhotes que podem se extraviar, daquelas que se desviam , e ele com seu bastão reconduz ao rebanho"

"O sentido literal e direto de `nada me falta`parece ser este : quem se sente sob os cuidados do bom pastor não precisa temer nada. Pois Ele olhará para que nada falte. Tudo o que alguém pode desejar é sentir-se conduzido e carregado por um Deus que é bom e solícito como um pastor "


1Salmo de Davi. O Senhor é meu pastor, nada me faltará.*

2Em verdes prados ele me faz repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes,

3restaura as forças de minha alma. Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome.

4Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estais comigo. Vosso bordão e vosso báculo são o meu amparo.

5Preparais para mim a mesa à vista de meus inimigos. Derramais o perfume sobre minha cabeça, e transborda minha taça.

6A vossa bondade e misericórdia hão de seguir-me por todos os dias de minha vida. E habitarei na casa do Senhor por longos dias.


Ontem a noite, "meditei" este salmo, e como um "clip" , imaginei-me como uma pequena ovelha guiada pelo meu bom pastor .

Mas que já deu vontade de sair para comprar o livro do Leonardo, ah isso deu...

Nenhum comentário: